Livro Constitucionalismo democrático latino-americano é lançado em Brasília
O livro “O Constitucionalismo Democrático latino-americano em debate: soberania, separação de poderes e sistema de direitos”. Organizado por Leonardo Avritzer, Lilian Gomes, Marjorie Marona e Fernando Dantas, a obra é uma importante referência para quem quer compreender mais sobre a importância da participação social e das mudanças constitucionais em democracias da América Latina.
O livro ressalta como essas mudanças têm seguido a direção de ampliação de direitos, ampliação das formas de participação e um novo papel do poder judiciário. Conhecido como o novo constitucionalismo, essas tendências têm questionado os fundamentos da teoria constitucional hegemônica. Assim, a obra aponta como o novo constitucionalismo tem apresentado questões sobre soberania, separação de poderes e sistemas de direitos em sociedades plurais e com grandes diferenças sociais.
Por meio de textos articulados e associados, o livro apresenta as mais diversas facetas do novo constitucionalismo; com discussões sobre processo seletivo de magistraturas, influência das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s), questões indígenas, afrodescendentes e estudos comparativos entre países da América Latina.
O lançamento será às 18h no auditório do Instituto de Ciência Política da UnB onde haverá com uma mesa de debate com os autores e autoras do livro e com professor da Faculdade de Direito da UFF, Gladstone Leonel Jr.